segunda-feira, 18 de junho de 2012

O que é Estabilização Segmentar?


Estabilização Segmentar Vertebral (ESV) é um método inovador idealizado por Fisioterapeutas da Universidade de Queensland (Austrália) na última década. Este conceito divide o nosso sistema muscular em dois grupos, o 1° grupo é classificado como músculos locais por terem inserção direta na coluna, e tem a função de estabilidade. O 2° é classificado como músculos globais e tem como função de locomover o nosso corpo.
Esses dois grupos devem funcionar em harmonia, porém as pesquisas comprovaram que em pacientes com dor, os músculos locais contraem de forma atrasada mantendo a nossa coluna instável e em permanente risco, e mesmo quando a dor melhora o corpo não tem capacidade de recuperar essa estabilidade de forma espontânea. A técnica fisioterapêutica com comprovação cientifica que recupera essa harmonia e evita as recorrências de dor lombar a longo prazo é a estabilização segmentar vertebral.
      Estabilização Segmentar é o foco na recuperação do controle motor, principalmente nos músculos transverso do abdômen e multífido lombar. Estes dois músculos tem funções específicas de dar estabilidade a coluna, porém essa função é perdida na presença de dor, apenas se recuperando se forem retreinadas pelo Fisioterapeuta.

Se uma pessoa possui alinhamento postural na posição estática, conseguido através de estabilidade, as contrações musculares se tornam mais eficazes e os movimentos são realizados de forma suave, controlada e sem tensões ou compensações.




A Estabilização Segmentar possui uma vasta aplicabilidade clínica e deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas como: Pilates, RPG , conceito Maitland, Mobilização Neural, Mulligan entre outras.


A Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral trata-se de uma técnica comprovadamente eficaz para o tratamento da dor lombar de diversas origens e que reduz as chances de recidivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...