quarta-feira, 20 de junho de 2012

Caminhada e Pilates – A combinação perfeita!



O Pilates talvez seja uma das melhores formas de exercício existentes. Se tem um defeito, talvez seja o fato de ter uma baixa influência sobre o desenvolvimento cardiorespiratório.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante praticar exercícios físicos para a manutenção da saúde. O ideal segundo a OMS, seriam pelo menos 5 sessões de 30-40min por semana. É importante que seu programa  seja composto por exercícios cardiovasculares (como a natação, a corrida e a caminhada), exercícios de força e exercícios de flexibilidade.
O Pilates, quando bem trabalhado, consegue desenvolver a força e a flexibilidade, mas oferece pouco estímulo para a parte cardiovascular.
Como resolver?
É fácil, basta combinar o seu treino de Pilates com outra atividade cardio. As opções são muitas como a corrida, a natação, o ciclismo, mas talvez a forma mais fácil e acessível a todos seja a caminhada.
A caminhada não requer nenhum equipamento especial (além de um calçado adequado) e não possui movimentos complicados. Qualquer um pode caminhar, e possivelmente é uma das formas mais seguras de exercício, já que é fácil, acessível e é possível de ser realizada, mesmo por aqueles que estão sedentários a algum tempo.
Alguns estudos sugerem que nosso corpo foi desenvolvido para caminhar, e que o ato de andar seria mais natural do que sentar, levantar ou correr.
Para se ter uma idéia, a corrida é muito mais estressante para o coração e para as articulações, o que muitas vezes leva a uma maior incidência de lesões aos corredores. O impacto sofrido na corrida é da ordem de 3 a 4 vezes o peso corporal do praticante, enquanto na caminhada isso fica abaixo de 2 vezes o peso do corpo.
Enquanto a caminhada é mais gentil como o seu corpo, ela pode ser tão benéfica quanto a corrida na perda de peso. Se você caminhar 30 minutos a pelo menos 6km por hora irá queimar 165 calorias no plano, 225 numa inclinação de 5% e 360% numa inclinação de 10%.
Dicas para caminhar:
Postura: Para conseguir melhores resultados, é crucial que você mantenha uma boa psotura. Olhe para frente, mantenha a coluna ereta, braços e ombros relaxados.
Respire normalmente: nunca prenda a respiração durante a caminhada.
Caminhe, não corra! Para melhor estímulo de sua caminhada é importante que você mantenha um ritmo constante, mas não muito rápido. Se a caminahda estiver muito difícil, respire fundo e diminua um pouco o ritmo.
Caminhe em ritmo confortável e interrompa a atividade caso sinta dor ou desconforto.
Combine as caminhadas com seus treinos de Pilates. O ideal é intercalar os dias de exercícios. Por exemplo, se você treina pilates de segunda e quarta-feira, tente caminha às terças e quintas-feiras.
Caso o seu tempo seja apertado, que tal largar o carro em casa e ir para sua aula de Pilates caminhando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...