sábado, 23 de julho de 2011

CONTROLOGIA - Pilates

    Criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Utilizando a força do próprio corpo ou aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o método se destaca pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade que sustenta grande importância no conceito mente sã corpo são.
    Em um trecho de seu livro RETURN TO LIFE THROUGHT CONTROLOGY, Pilates fala sobre seu método: “A contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos. Respeitando milhares e milhares de células cerebrais, ativando assim novas áreas e estimulando o posicionamento da mente”.   
   Em outra obra, Your Health (1943), A Contrologia “é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Trata-se da correta utilização dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, como completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, bem como o total entendimento dos princípios de equilíbrio e ação da gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.”
    Joseph Pilates criou seis PRINCÍPIOS BÁSICOS a serem considerados não só durante a execução dos exercícios, mas também no dia-a-dia:
   Concentração: Durante a execução dos exercícios, devemos estar concentrados ao centro de força e ao mesmo tempo, observar cada movimento que compõe determinado exercício.
   Controle: O controle é fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico e principalmente no Método Pilates. Nunca o movimento a qualquer custo; mas, qual é o custo do movimento? Se você não consegue executar o exercício completo com perfeição, fragmente-o (orientado por instrutor) para que você não perca o controle do movimento e o exercício possa ser realizado com  perfeição, como o método exige.
   O Centro: Pilates concluiu que o corpo tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Ele o chamou de POWERHOUSE (Centro de Força). O abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas compõem este Centro de Força. O Método Pilates concentra-se em reforçar este CENTRO. Os músculos associados ao POWERHOUSE sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura.
    O Movimento: Fluidez, harmonia e beleza: Esta tríade define o que devemos buscar ao executar os movimentos durante o exercício. Os exercícios preconizados por Pilates levam o aluno a conhecer um grande número de exercícios harmônicos e conscientes.
   Precisão: O Controle está diretamente ligado à precisão. Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”.
    Respiração: Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração.
                                                           Imagem: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...