quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você sabe respirar corretamente?


Você alguma vez pensou que a sua forma de respirar pode não ser a melhor?  E mais ainda, que uma respiração correta pode ajudar a solucionar problemas de desvio postural?
No Pilates, você aprende a reeducar a sua respiração de maneira fisiológica e correta. São realizadas respirações bem profundas, dependendo da solicitação do instrutor e do objetivo de cada um.
Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força (abdômen, períneo, diafragma)  do pilates e fazer que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente.
Para quem sofre com desvios posturais, o método Pilates promove uma conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno perceba seu corpo. A respiração também possui papel fundamental. Respirando devidamente na execução dos exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do centro de força.
Outra grande vantagem é a redução e até eliminação de dores. A prática de atividade física ajuda a aliviar dores crônicas por promover a liberação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva.
Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos.
A respiração correta durante os exercícios é peça-chave para a correção de desvios posturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...