quinta-feira, 19 de maio de 2011

Síndrome Dor Miofascial

Síndrome dor Miofascial tem sido muito comum atualmente, é a causa mais frequente de dor e incapacidade de origem músculo-esquelética. Acomete estruturas do corpo humano como músculos e fáscias (tecido conectivo).
Muitos profissionais desconhecem essa condição clínica, pois o diagnóstico depende da história clínica e dos achados do exame físico. Muitas vezes essas dores são tratadas como bursites, tendinites, dores viscerais, não havendo melhora significativa.
SDM é definida como uma disfunção muscular regional que tem como características principais “sintomas sensórios, motores e autonômicos causados por um ponto gatilho miofascial, o músculo específico, ou grupo muscular que pode ser identificado”. Travell e Simons (1999)

Pontos gatilhos (trigger-points) são pontos hipersensíveis, acometendo um ou mais músculos, acompanhados de espasmo muscular, dolorimento, limitação de movimento e fraqueza. Tem a presença de banda tensa  à palpação, resposta contrátil e dor referida. Pontos gatilhos podem ser ativos quando é um foco hiperirritável  com dor referida espontânea ou ao movimento.
Causas:
Microtaumatismos repetitivos que geram fadiga ou sobrecargas devido execução de atividade diária. Sobrecargas de músculos descondicionados (atletas de fim de semana), adoção de más posturas que também sobrecarregam a musculatura, traumas e estresse emocional.
Tratamento Fisioterápico:
O objetivo básico do tratamento é recuperar o movimento funcional do músculo e dos tecidos que o sustentam. A sensibilidade dos pontos gatilhos deve ser eliminada ou reduzida, que pode ser feito através de técnicas manuais. O tratamento pode ser dividido em três:
  1. Inativação do ponto gatilho
  2. Reabilitação muscular
  3. Remoção preventiva de fatores perpetuantes.
*Para inativação do ponto gatilho podemos utilizar a terapia manual através da pressão nos pontos, fricção profunda, liberação miofascial e alongamento muscular.
                                                                      fonte: internet
*Traçar um programa de reabilitação muscular com exercícios para fortalecimento; (como Pilates)
*Trabalhar ganho de ADM;
*Conscientização corporal;
*Orientações das posturas em casa, no trabalho, no automóvel;
*RPG para reorganização postural;
*Outros recursos utilizados são compressas de calor para relaxamento, Ultrassom como antiinflamatório,  pilates e acupuntura, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...