quinta-feira, 26 de maio de 2011

FLEXIBILIDADE - a palavra chave (RPG - Reeducação Postural Global)

Não há como fugir das agressões à coluna vertebral .
Perdemos o rumo das coisas naturais. Com a vida moderna, passamos tempo demais sentados – no carro, na frente da televisão ou do computador - em posição de enrolamento. Além disso, estamos sempre estressados, tensos, o que também contribui para enrijecer os músculos. Com o correr dos anos, esse enrijecimento vai comprimindo as articulações, causando deformações e dores sistemáticas.
            O que precisamos fazer é aumentar a resistência do nosso corpo, condicionando-o a retornar automaticamente uma boa posição e, a através dos alongamentos, mantendo a flexibilidade muscular. Flexibilidade é a palavra-chave. Cada vez que perdemos a flexibilidade dos músculos, as articulações endurecem e ficam doloridas.

O primeiro passo do método RPG (Reeducação Postural Global) é fazer a classificação desses músculos e, a partir daí, trabalhar o alongamento e a flexibilidade dos que encontram em permanente encurtamento, sujeitos ao enrijecimento devido às atividades repetitivas, condicionando o corpo a reassumir as posturas corretas de maneira automática.
Os programas de RPG são específicos para cada pessoa, adaptados ao problema de rigidez que cada caso apresenta.
Os músculos são trabalhados globalmente. Isso é um pouco básico para o sucesso do tratamento, pois nossos músculos são organizados em forma de cadeias musculares dos pés a cabeça, como elos de um colar.  É como uma corda – para esticá-la, você precisa puxar as duas extremidades. Não se pode puxar uma extremidade sem pensar na outra. Trata-se de um processo extremamente complexo, uma vez que o corpo humano tem várias cadeias musculares.
Os resultados são excelentes, e o que é importante, definitivos.
Pessoas de qualquer idade podem se submeter a esse tipo de tratamento, que envolve a participação ativa do paciente.
O indivíduo vai reaprender a morar no próprio corpo e a utilizá-lo de modo correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...