segunda-feira, 23 de maio de 2011

Motivos para praticar Pilates

Se você já pensou em iniciar esta técnica, baseada em 6 princípios (respiração, concentração, centro, precisão, fluidez e controle), conheça 10 motivos para começar a praticar o pilates agora mesmo.

1 - FIM DAS DORES - A maioria das pessoas busca a técnica por indicação médica, para curar dores crônicas em diversas partes do corpo.  Criado pelo atleta alemão Joseph Pilates na década de 1920, o pilates atua de forma global, colocando todos os ossos e músculos do corpo "no lugar" e acabando com as dores.

2 - RESULTADOS RÁPIDOS E DURADOUROS - Não é preciso muito tempo para sentir os benefícios da técnica, como alívio das tensões, melhora da musculatura abdominal e alinhamento postural, melhor consciência corporal, flexibilidade, melhora do tônus muscular e do delineamento corporal. Joseph Pilates afirmava que, após as 10 primeiras aulas, o praticante sentia que o corpo mudou, após 20 aulas, que as mudanças eram visíveis, após 30 aulas, que todos notavam essas mudanças.

3 - FORTALECIMENTO E DEFINIÇÃO CORPORAL - O pilates fortalece os músculos de todo o corpo, trazendo maior definição. Aliando os exercícios à respiração, ocorre perda calórica e o corpo fica com aparência saudável, elegante e bonita em poucos meses. Além disso, com o aumento da consciência corporal os movimentos se tornam mais harmoniosos.

4 - MAIS FLEXIBILIDADE - Pilates é ótimo para aumentar a flexibilidade, componente fundamental para a saúde e que foi, por muito tempo, ignorado em algumas atividades físicas.

5 - RESPIRAÇÃO CORRETA - O método se utiliza muito da respiração como centro de força corporal. Por isso, quem pratica acaba aprendendo a respirar de forma correta, mais profunda e concentrada, revitalizando o corpo e melhorando a circulação.

6 - REESTRUTURAÇÃO POSTURAL - O método proporciona uma reestruturação postural significativa, de forma rápida e eficaz.

7 - ATIVIDADES NÃO-REPETITIVAS - Mais de 500 exercícios foram elaborados por Joseph Pilates. A técnica se baseia na qualidade dos movimentos e não quantidade, o que o torna excelente para quem não consegue se acostumar ao ritmo repetitivo e ao impacto da maioria das atividades físicas.

8 - FORÇA E EQUILÍBRIO - O corpo fica revigorado pro meio dos exercícios, que proporcionam condicionamento físico, reabilitação e bem-estar para pessoas de todas as idades e com os mais diferentes níveis de condicionamento físico.

9 - CONCENTRAÇÃO E RELAXAMENTO - Como a busca pela perfeição é essencial em cada movimento do pilates, o praticante acaba levando essa capacidade de concentração e foco para todas as áreas da vida. Por ser uma atividade física, o pilates também libera endorfinas e traz relaxamento e bem-estar.

10 - FOCO INDIVIDUAL - Realizando individualmente ou em pequenos grupos, o pilates é bastante direcionado às necessidades de cada aluno, o que traz resultados ainda mais rápidos, respeitando os limites de cada um. O pilates pode ser praticado por jovens, atletas, idosos e até mesmo gestantes, com os objetivos diversos. O método não tem contra-indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...