sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Reeducação Postural Global (RPG)

Com o passar do tempo, fatores externos e internos podem levar ao aumento destas curvaturas gerando uma má postura, dores na ao longo da coluna ou ainda deformidades que comprometem a função do individuo. Por essa razão, a coluna merece uma manutenção satisfatória para proporcionar uma boa qualidade de vida.

Nos dias atuais, é comum o aparecimento de dores musculares decorrentes do estresse cotidiano. Cada pessoa tem sua própria maneira de reagir a estas agressões, adotando determinados padrões para fugir da dor, que acarreta em alterações maléficas na estrutura do corpo, gerando má postura. Essas dores geralmente são localizadas na coluna e em diversas articulações do corpo favorecendo ao aparecimento de pontos de tensão, sobrecarregando a musculatura e proporcionando a sensação de fadiga e cansaço.



A Reeducação Postural Global (RPG) foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. É um método que utiliza de contração isométrica e alongamento ativo, isto é, com a colaboração do paciente. Este método baseia-se na teoria do cadeias musculares que se caracteriza por uma ligação direta entre músculos estáticos através de estruturas chamadas de aponeurose. Isso significa dizer que, uma vez tensionado um determinado grupo muscular, essa tensão é transmitida por meio de aponeuroses para as outras cadeias musculares. O paciente é colocado em posturas que promovem alongamento global, reduzindo encurtamento muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...