sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nosso corpo é movimento.


Hoje mais do que nunca as pessoas estão propensas a se manterem sentadas por horas em posições mantidas por contrações isométricas (aquelas que não produzem movimento), sem atividade física adequada.                                                        
Quando os músculos se contraem eles queimam combustível e produzem resíduos que se acumulam. Os produtos tóxicos resultantes da contração sustentada do músculo são : ácido lático, histamina, íons de potassio e bradicininas.

Inflamação, dor e padrões posturais aberrantes se tornam neurológicamente envolvidos quando essas substâncias irritantes não são removidas eficientemente do sistema miofascial (O músculo e sua "roupa").

Em um corpo saudável, os produtos tóxicos são diluídos e removidos do tecido muscular pela circulação sanguínea e linfática. Esse processo habilita o ciclo normal de contração-relaxamento muscular. Quando o músculo contrai, uma alta pressão se desenvolve no fluido intermuscular. A pressão aumentada empurra os nutrientes que já foram utilizados  para fora e carregam os produtos tóxicos. Durante o relaxamento muscular a pressão intramuscular cai, permitindo que o sangue traga os nutrientes vitais, oxigênio e combustível para fluirem dentro dos tecidos.

Contrações isométricas prolongadas por horas gastas em posição sentada, por exemplo, produzem muitas substâncias tóxicas. Em tempo, esses irritantes químicos alteram o comprimento dos músculos em repouso e causam um "ensacamento" da fáscia (a sua roupa), fazendo com que ela perca a sua elasticidade natural. Com a miofascia encurtada, assimetrias posturais ocorrem, articulações são comprimidas e começa-se a experienciar ciclos de dor-espasmo-dor induzidos neurológicamente.

Isso explica porque a  “ a dor do computador” e alerta para o fato de que é importante o exercício adequado, assim como os intervalos preconizados no período de trabalho. Não fique horas a fio diante dele!

Para manter a saúde da coluna vertebral no seu melhor, seus músculos de suporte, (Core), ligamentos e cápsulas articulares requerem uma carga regular de atividades como  caminhada e alongamentos.


Antes disso, porém, é muito importante certificar-se que sua saúde geral esteja bem e que você esteja apto a realizar atividade física. Isso pode ser feito através de seu check-up e/ou exames  de esforço. Caso tenha dor persistente procure um médico para seu diagnóstico clínico e a seguir é indispensável que procure um fisioterapeuta para avaliá-lo funcionalmente e trabalhar nas suas assimetrias, só então faça atividades mais intensas.

É imprescindível desenvolver consciência do próprio corpo antes de se aventurar pelo mundo do fitness. Assim você assegurará sua saúde por muito tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...