sábado, 24 de setembro de 2011

Movimentos nossos de cada dia

Veja como ter um corpo mais preparado e bem-disposto para encarar as sobrecargas do dia a dia sem sofrimento.

   Andar, abaixar, torcer, inclinar, estender. Cada movimento que fazemos exige que o corpo realize diferentes tipos de exercícios naturais. Porém , é muito comum que, para algumas pessoas, os atos mais corriqueiros podem se tornar verdadeiras fontes de tensões, entravamentos e maljeitos.
   Dentro dessa realidade, um simples agachamento para pegar um objeto caído, por exemplo, vira drama de saúde. E quando a pessoa cansa de sofrer e decide fazer ginástica ou qualquer outra atividade física! Muitos desistem depois de dores residuais da primeira aula.
   As causas prováveis dessas situações vão desde o tipo de trabalho da pessoa, até a herança genética, condicionamento físico e estilo de vida dela. O sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, fatores psicossociais podem tornar o corpo mais ou menos susceptível a lesões.
   Manter a conexão com o próprio corpo a partir de exercícios e alongamentos que respeitem sua anatomia é a melhor via para a resolução desse problema. Consciência dos movimentos, tensão, relaxamento, equilíbrio, gravidade e respiração.
   O PILATES, como agregador dessas duas macrotendências, é uma excelente abordagem para obter um corpo menos susceptível a se lesionar com ações diárias, inclusive para pessoas que não são superatletas.
   No método PILATES, os exercícios previnem lesões musculares, pois priorizam o fortalecimento muscular, flexibilidade, para permitir que o corpo atue a seu favor.
Fonte: Revista oficial de pilates, ano2, n7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...