quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mobilização Neural ou Alongamento Neural

A Mobilização Neural visa minimizar e ou anular a dor causada por uma disfunção em um nervo periférico.

É caracterizada por queimação, ardência, choque, dormência e/ou dor em pontadas e sensação de enrijecimento na região da dor que não melhora ao repouso e tende a piorar à noite e às temperaturas frias. Pode apresentar diminuição ou aumento da sensibilidade ao toque (hipo ou hiperestesia) e diminuição ou aumento da sensação de dor ao teste da agulha (hipo ou hiperalgesia).

O tratamento com mobilização neural tem como objetivo tirar a dor e o desconforto do paciente, agindo sobre a causa da dor, seja ela por inflamação ou por compressão do nervo periférico, assim como restabelecer o fluxo sanguíneo intra neural, possibilitar o bom deslizamento do nervo dentro do canal neural, melhorar a condução do nervo.

Atua na raiz e no trajeto nervoso liberando-o de qualquer bloqueio (compressão ou aderência) e desta forma eliminando a dor localizada e/ou irradiada como, por exemplo, lombociatalgias (dor costas e perna) e cervicobraquialgias (dores pesoço e braço). Também aplicado em LER / DORT e de forma preventiva em possíveis casos de disfunções de ordem neurogênica.


Técnica de Mobilização Neural, quando ocorre um comprometimento da mecânica e fisiologia do sistema nervoso poderá haver disfunções no próprio sistema nervoso ou em estruturas músculo-esqueléticas que recebem sua inervação. A técnica busca restaurar o movimento e elasticidade do sistema nervoso, restabelecendo sua neurodinâmica através de movimentos oscilatórios e/ou brevemente mantidos direcionados aos nervos periféricos e medula.

É necessária uma avaliação fisioterapêutica minuciosa do paciente antes da aplicação da técnica, que se aplicada corretamente pode diminuir até 80% do quadro álgico na 1ª sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...