quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PILATES NA GRAVIDEZ




A prática de atividades físicas durante a gestação, desde que moderada, promove diversos benefícios à saúde tanto das futuras mamães quanto dos bebês. A escolha da atividade física pelas gestantes demanda atenção redobrada, uma vez que influencia diretamente na saúde e bem-estar do bebê. Por conta disso, visando a diminuição de impactos e o aumento da disposição corporal das mamães.

As mulheres que praticam pilates durante os meses de gestação apresentam menos desconforto, fadiga e falta de ar. O método pode promover boa postura, ajudar na mecânica corporal, diminuir a dor, principalmente na região lombar da coluna, e o risco de incontinência urinária, promover bem-estar para a mãe e o bebê e minimizar o risco de perda óssea.
A combinação dos exercícios é adaptada de acordo com as limitações e o perfil de cada pessoa.

São todos exercícios tradicionais do Pilates, porém, evitando esforço da região abdominal e com auxílio para a coluna. Por isso recomendado realizar o Pilates com um instrutor e de preferência fisioterapeuta.

O Pilates também ajuda a diminuir a ansiedade, o trabalho de respiração colabora para o momento do parto e o dinamismo de seus exercícios, faz com que as alunas sintam-se ativas. Como todo exercício físico, colabora para a boa forma física tanto no período de gestação, como na recuperação do corpo no período pós-parto.

No caso específico das futuras mamães, há outros bons motivos para apostar nele.
A mulher ganha uma consciência corporal muito grande e aprende como trabalhar a musculatura que quase nunca é exigida, como os músculos profundos do quadril (períneo). E essa conexão com o próprio corpo auxilia bastante durante o parto, especialmente os normais’,


Benefícios para a futura mamãe:

·   Controla o ganho de peso ao longo da gravidez.
·   Estimula o sistema circulatório, prevenindo o aparecimento de varizes e o inchaço das pernas, principalmente no final da gestação.
·   Aumenta a flexibilidade e fortalece a musculatura da região do quadril (períneo).
·   Alivia as dores nas costas.
·   Corrige a postura, evitando sobrecarga na coluna.
·   Melhora a respiração.
·   Proporciona mais disposição para as atividades diárias.
·   Diminui as tensões e relaxa, amenizando a ansiedade comum nessa fase,
·   Eleva os níveis de concentração.
·   Reorganiza todo o corpo, estimulando o uso da técnica ao longo do dia. 


Quando praticar: A partir das primeiras semanas de gestação. No entanto, é fundamental, antes de começar, receber orientações médicas.
Mesmo assim, a gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...