quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sem Corcunda.

A hipercifose se caracteriza pelo posicionamento dos ombros, caídos para frente, “fechando” a caixa torácica. Mas é possível reverter o quadro com exercícios de pilates de níveis iniciantes e intermediários, se for postural.
É considerado hipercifose quando a cifose passa de 45 graus. Hipercifose (“corcunda”) normalmente acompanha algumas alterações posturais, como a cabeça anterizada, enrolamento dos ombros, encurtamento dos músculos peitorais, hipo ou hiperlordose lombar e abdome protuso (barriguinha).
No pilates é possível não só despertar a consciência corporal do praticante de maneira efetiva, mas também trabalhar os diferentes grupos musculares de forma equilibrada.
Dessa forma, o praticante levado a reconhecer seus padrões posturais indesejáveis e reeducar sua postura dia a dia, além de fortalecer e alongar a musculatura de todo o corpo. Um corpo equilibrado realiza movimentos de forma mais econômica, além de previnir desgastes indesejáveis nas articulações e futuras dores.
É importante, sempre que tivemos algum desvio de postura, trabalhar os problemas para não deixar que eles evoluam, contando sempre com a ajuda de um profissional competente para a realização de uma avaliação postural detalhada.
Reequilibrando a musculatura e postura dará o suporte necessário para manter a coluna ereta e sem sobrecargas, atingindo a tão desejada boa postura.

Fonte: Guia de pilates, por Christina Abrami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...